Nossa cidade serve de inspiração para inúmeros autores escreverem belas histórias, tanto como cenário quanto como protagonistas cariocas. Por isso resolvi fazer esse post com uma seleção de livros que tratam sobre o Rio de Janeiro.

Foto: Achados do Google, postado na antiga url do blog 06/03/15

Foto: Achados do Google, postado na antiga url do blog 06/03/15

As Cariocas – Coletânea de crônicas de Sérgio Porto, publicado em 1965. São 6 crônicas ambientadas em um bairro carioca, mas com um enredo diferente. Inspirou um filme de 1966 narrando 3 crônicas e a minissérie de 2010 com 4 crônicas.
 O Cortiço – Romance do autor Aluísio Azevedo, publicado em 1890, que retrata a realidade dos cortiços cariocas no final do século XIX. Adaptado para o cinema em 1978.
Dom Casmurro – Romance de Machado de Assis, publiacado em 1900, ambientado no Rio de Janeiro do Segundo Império. Adaptado para o cinema em 1986 (Capitu)e em 2003 (Dom), e para o teatro em 1999 (Capitu) e em 2002 (Criador e Criatura: o Encontro de Machado de Assis e Capitu).
A Alma Encantadora das Ruas – Série de 37 crônicas e reportagens de João do Rio, sobre o símbolo do Rio de Janeiro: as ruas e seus personagens. O autor fala sobre os personagens que povoam a cidade e que por vezes não os reparamos, como os mendigos, meninos de rua, trabalhadores braçais etc.
Cidade Partida – Durante 10 meses o autor Zuenir Ventura frequentou a favela do Vigário Geral (onde ocorreu uma chacina histórica no ano anterior), onde a violência é linguagem do cotidiano e acompanhava, ao mesmo tempo, a mobilização da sociedade civil contra a violência que resultou no movimento Viva Rio. O livro foi publicado em 1994.
Infelizmente, eu não li nenhum desses livros ainda, mas todas parecem ser interessantíssimas e eu gostaria muito de ler.
E vocês, já leram algum? Querem ler?
Beijos <3
Adocemente

COMENTÁRIOS

Não existem comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO